Não sabe fazer iorgute natural casiero? Vamos aprender

Ingredientes:
  • 1 litro de leite desnatado
  • 2 colheres de leite em pó desnatado
  • 100g de iorgute natural ou copo de iogurte desnatada  
Modo de Fazer:
Se quiser fazer seu próprio iogurte, aqueça o leite a 85°C, misute o leite em pó (dará um cosnsitencia mais firme) e deixe que esfrie até 43°C.Como saber? Caso voce não tenha termômetro, então usar essa técnica mais simples.

Lave bem as mãos, seque em pano limpo e seco, e insira o dedo no leite, você deverá sentir o lente quente mas que você suporte ficar com dedo por alguns segundo, pelo menos uns 15 segundos. Você senti quente mas não queima seu dedo. Essa temperatura ideial. Assim você não "mata" os lactobacílos. Nesse processo pode ser usando para o fermento probiótico de lactobacílos vivos que são vendidos no mecado.  Depois misture o iogurte natural pronto e mexa por 2 minutos sem parar, até dissolver. Cubra com um prato, embrulhe em duas ou três toalhas ou coloque em recipiente com tampa que se encaixa dentro de caixa de isopor ou caixa box termica e coloque em um lugar protegido (por exemplo, dentro do forno). Deixe descansar por 6 a 8 horas, desembrulhe (retire), cubra com filme plástico e leve à geladeira. No momento de usar, separe uma parte desse iogurte e guarde para o preparo do próximo.

Iogurte com sabor e textura Caso queira acrescentar sabores e texturas ao seu iogurte, a fim de torná-lo mais rico e saboroso, ou apenas para incluir em alguma sobremesa, alguns passos simples devem ser seguido:

1. Forre o interior de um funil ou peneira com um pano limpo, coloque o iogurte, cubra com um filme plástico e leve à geladeira. Deixe que o líquido escorra por 12 horas e você terá um iogurte firme, com textura de "cream cheese", que pode ser utilizado para preparar um delicioso cheesecake.

2. Se quiser adicionar sabor a este creme de iogurte, misture-o com algum tipo de suco, antes de colocar na geladeira. Os sólidos do suco vão ficar no creme quando o líquido escorrer e todo o sabor vai permanecer.
3. Você também pode fazer um xarope ou chá e proceder da mesma forma. Fica uma delícia.
4. Misture mel e frutas secas ao iogurte, caso queira um recheio saboroso para crêpes e bolos.

5. Pode também bater no liquidificador com gelatina de qualquer sabor,deita de acordo com as instruções da embalagem com leite condesando tradicional ou Leite Condensado Diet , neste caso, a gelatina também deve ser diet. Além, de dar sabor adocicado, ficará com a mesma consistencia daquele comprado no mercado. Deixe na geladeira por 12 horas. Está pronto.

Comentários